Servidores fazem apelo ao governador Wanderlei por agilidade na antecipação dos passivos
Servidores públicos de todos os quadros do Governo do Estado pediram a publicação imediata da lista de instituições financeiras e bancos habilitados a fazerem a antecipação dos passivos do Governo do Tocantins com o funcionalismo.
No mês passado, sindicatos já tinham feito a mesma cobrança. O anúncio de uma parceria com bancos e financeiras para antecipação dos valores foi feito pelo governo no dia 1° de julho deste ano. No entanto, nada de oficial foi publicado até agora.
Em ‘apelo ao Governo do Estado’, os servidores destacaram que a atual gestão do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) garantiu que os direitos em atrasos, como datas-bases e progressões, seriam respeitados. A implementação desses benefícios foi concluída no mês de junho deste ano.
Contudo, há débitos dos valores retroativos. Em razão disso, o Governo garantiu que esses passivos seriam pagos em até 96 vezes, sendo que a última parcela deveria ser paga até 2030, de acordo com o período da implementação destes direitos.
Diante de tais fatos, o governo assegurou aos servidores que esses retroativos seriam negociados com instituições financeiras para os servidores que quisessem antecipar esses recursos. “Isso gerou uma expectativa muito grande na maioria dos servidores públicos que possuem esses direitos, visto que estão em atrasos desde 2016 e ainda seriam pagos até 2030. Só que até agora o Governo do Estado ainda não publicou em Diário Oficial quais as instituições vencedoras para esta operação”, afirmaram os servidores em carta enviada ao portal AF Notícias.
Assinam o manifesto servidores da Adapec, Ruraltins, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria da Educação, dentre outras pastas. “Os servidores públicos agradecem ao governo pelas implementações realizadas e pedem encarecidamente que olhe com bastante atenção para essa situação e faça a publicação das instituições vencedoras e, de imediato, a autorização para início da antecipação destes valores, pois os servidores não suportam mais esperar”, finaliza o apelo ao governador Wanderlei Barbosa.