agosto 14, 2025

Ao contrário de Lula, Haddad e Campos Neto mostram-se os adultos na sala | Radar Econômico

0

É republicana desde a primeira reunião a relação entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva joga para a torcida seu descontentamento em relação às taxas de juros e desanca a autonomia da autarquia, o ministro mostra serenidade e procura manter o ambiente institucional ameno. É uma tarefa árdua. A voz do presidente, é evidente, tem mais peso do que a do ministro da Fazenda. Apesar dos arroubos de Lula, que tenta achar um culpado para a irresponsabilidade com as contas públicas, Haddad tem o desafio de contrapor o chefe sem se indispor com o presidente.

Os acenos são recíprocos. Na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), o BC alerta para o fato de que, se as políticas forem expansionistas, o resultado para a política monetária pode ser o contrário da ensejada por Lula, mas pondera sobre o pacote fiscal anunciado pelo Ministério da Fazenda. Em resposta, um pacificador Haddad também minimizou os impactos da ata do BC. “Veio melhor que o comunicado. Mais extensa, analítica, colocando pontos importantes sobre o trabalho do Ministério da Fazenda. É uma ata mais amigável em relação aos próximos passos que precisam ser tomados”, disse.

Na queda de braço entre o governo e o Banco Central, Haddad virou peça fundamental para a pacificação do ambiente e o respeito institucional à autonomia da autarquia. Cabe ao ministro, porém, emancipar-se ao presidente e fortalecer-se enquanto porta-voz das diretrizes econômicas do governo. Já a Lula, cabe o respeito à autonomia do Banco Central e o fortalecimento de Haddad — provando que o ministro tem autonomia e confiança para conduzir as finanças do país. Haddad e Roberto Campos Neto mostram-se os adultos na sala, apesar de possíveis divergências, enquanto Lula joga para a torcida — o que implica em resultados nocivos exatamente para aqueles que ele pragueja defender.

Siga o Radar Econômico no Twitter

Continua após a publicidade

  • Banco Central
  • Fernando Haddad
  • Luiz Inácio Lula da Silva
  • Leia mais
  • BRAZIL POLITICS ECONOMY HADDAD A tentativa de Haddad de baixar a tensão entre o governo e o BC
  • WhatsApp Atualização no WhatsApp deixam app com mais cara de rede social
  • FILES BRAZIL ICIJ INVESTIGATION PANDORA PAPERS CAMPOS A resposta do Banco Central aos seguidos ataques de Lula
  • Mais lidas

1Brasil O relato emocionado de ator sobre namoro com Glória MariaO relato emocionado de ator sobre namoro com Glória Maria2Brasil Morre advogado atingido pela própria arma durante exame em São PauloMorre advogado atingido pela própria arma durante exame em São Paulo3Política Plano de grampear Moraes teria começado em setembro e contado com hackerPlano de grampear Moraes teria começado em setembro e contado com hacker4Política Senador diz que contou a Braga Netto o plano golpista de BolsonaroSenador diz que contou a Braga Netto o plano golpista de Bolsonaro5Brasil Quem era o grande desafeto de Glória Maria na GloboQuem era o grande desafeto de Glória Maria na Globo

Fonte: veja.abril.com.br/coluna/radar-economico/ao-contrario-de-lula-haddad-e-campos-neto-mostram-se-os-adultos-na-sala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *