agosto 15, 2025

Brasil lidera ranking de maior taxa de juros real

0

O Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros, a Selic, no patamar atual de 13,75% na primeira reunião do ano destacando “incertezas no âmbito fiscal e uma maior persistência das pressões inflacionárias globais”. Assim, o país segue nessa trajetória contracionista com elevações nos juros, que começou em março de 2021, e alcança uma das maiores taxas nominais do mundo na comparação entre as quarenta principais economias do mundo, segundo levantamento elaborado pela Infinity Asset. Atualmente o Brasil é o segundo país com a maior taxa nominal, de 13,75%, perdendo apenas para a Argentina, onde a taxa é de 75%. 

No ranking de juros reais, o Brasil figura na primeira posição. A taxa de juros reais é a taxa “a mercado”. Descontada a inflação para os próximos doze meses, a taxa de juros reais do Brasil é de 7,38%, seguido por México, de 5,53%, Chile, de 4,71%, e Colômbia, de 3,04%.  Os Estados Unidos ocupam a 15ª posição, com juros reais negativo em 0,03%. A taxa de juros real fica negativa quando as projeções inflacionárias são maiores que a taxa de juros aplicada.  Para reverter esse cenário é preciso desestimular a atividade econômica via aumento de juros. O banco central norte-americano, o Fed, fez uma elevação de menor magnitude, de 0,25 ponto percentual na primeira reunião do ano, sinalizando um relaxamento no aperto monetário, mas a forte criação de empregos no país volta a pressionar a autarquia.

No Brasil, a condução da política monetária do BC vem sendo alvo de ataques do presidente Lula.  A elevada taxa de juros e as metas de inflação estabelecidas viraram alvo constante de críticas de Lula. Na segunda-feira, 06, durante cerimônia de posse de Aloizio Mercadante como presidente do BNDES, o presidente chamou de “vergonha” o atual patamar da Selic. É importante ressaltar que a elevação de juros é a principal fermenta dos bancos centrais para desaquecer a economia e controlar a inflação. O efeito dessa política, no entanto não agrada a Lula e vai contra a proposta expansionista do seu governo. A proposta de crescimento econômico via estímulos financeiros e aumento de gastos é controversa e gera ainda maiores incertezas no âmbito fiscal, pressionando ainda mais a inflação.

  • Banco Central
  • Brasil
  • Economia
  • Luiz Inácio Lula da Silva
  • Selic
  • Leia mais
  • 52565570527 e568e0a30e o Campos Neto evita embate com Lula, mas ressalta autonomia do BC
  • GASOLINA DIESEL ALCOOL Postos de combustíveis oferecem preços menores após redução do ICMS sobre combustíveis. Petrobras reduz preço do diesel em 8,8% nas refinarias
  • BRAZIL POLITICS ECONOMY HADDAD A tentativa de Haddad de baixar a tensão entre o governo e o BC
  • Mais lidas

1Brasil O relato emocionado de ator sobre namoro com Glória MariaO relato emocionado de ator sobre namoro com Glória Maria2Brasil Morre advogado atingido pela própria arma durante exame em São PauloMorre advogado atingido pela própria arma durante exame em São Paulo3Política Plano de grampear Moraes teria começado em setembro e contado com hackerPlano de grampear Moraes teria começado em setembro e contado com hacker4Política Senador diz que contou a Braga Netto o plano golpista de BolsonaroSenador diz que contou a Braga Netto o plano golpista de Bolsonaro5Cultura 3 tramas absurdas que confirmam a falta de rumo de ‘Travessia’3 tramas absurdas que confirmam a falta de rumo de ‘Travessia’

Fonte: veja.abril.com.br/economia/brasil-e-o-pais-com-maiores-juros-reais-do-mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *