agosto 14, 2025

‘Não vou presidir Comissão de Meio Ambiente nem nenhuma outra’, diz Salles | Maquiavel

0

Cogitado para assumir a presidência da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, por onde passam os temas mais importantes da pauta ambiental do país, o ex-ministro e deputado novato Ricardo Salles (PL-SP) afirmou que não quer essa função no primeiro ano do mandato. “Não vou presidir a Comissão de Meio Ambiente nem nenhuma outra”, afirmou a VEJA nesta quarta, 8.

Alvejado por deputados da oposição nas redes sociais, que relembraram polêmicas do passado do ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro (PL), Salles disse que não descarta participar do colegiado como integrante ou suplente, e anunciou que fará um mandato “de princípios”, representando a direita liberal (na economia) e conservadora (nos costumes).

Salles deixou o Ministério do Meio Ambiente do governo de Bolsonaro em junho de 2021, quando estava na mira do Supremo Tribunal Federal por supostamente atuar em favor de madeireiros e atrapalhar uma investigação da Polícia Federal. Ele chegou a ser alvo de um mandado de busca e apreensão em maio de 2021. Antes disso, já tinha ficado famoso por dizer que o governo deveria aproveitar a comoção gerada pela Covid-19 para “passar a boiada” e flexibilizar as normas ambientais. Leia a entrevista:

Houve uma gritaria por causa de uma eventual indicação do senhor para presidir a Comissão de Meio Ambiente. Não quero presidir comissão nenhuma neste primeiro ano. Como recém-eleito, em primeiro mandato, preciso aprender primeiro como é que as coisas funcionam. Acho que todo deputado de primeiro mandato, no primeiro ano, não deveria presidir comissão. Isso é decisão minha, não me sinto à vontade para fazer isso, não tem nada a ver com a gritaria dos outros. Não vou presidir a Comissão de Meio Ambiente nem nenhuma outra.

Por que então isso foi aventado? Foi uma cogitação do PL? Essa notícia saiu à revelia da minha opinião, eu não pedi isso. O partido acha, e com razão, que se ele ficar com a Comissão de Meio Ambiente, o mais habilitado para presidi-la sou eu, obviamente pelo fato de eu ter sido ministro da pasta. Então, dos deputados do partido, quem mais conhece o assunto sou eu. Mas acho que nem sequer o Meio Ambiente será do PL. Na ideia inicial do acordo de líderes, essa comissão não fica com o PL.

O senhor pretende ser integrante dela, ainda que não a presida? Talvez, como integrante, suplente, dar minhas contribuições, está OK. Mas presidir, não quero.

O senhor já tem algum projeto prioritário neste primeiro ano? Tenho impressão que vamos ter que defender muito a eficiência, a objetividade, o caráter de livre iniciativa dos projetos que forem aprovados no Congresso Nacional. O Brasil não pode, em qualquer assunto, internalizar essa visão anticapitalista, antiempreendedora, contra a livre iniciativa, que é algo que permeia a América Latina toda e está fazendo com que ela ande cada vez mais para trás. Essa é uma visão que permeia qualquer assunto: infraestrtutura, meio ambiente, segurança pública.

Então o senhor fará um mandato ideológico? Um mandato de princípios, de posições. Não é uma pauta específica, mas uma visão liberal das questões econômicas e conservadora com relação a temas de comportamento. Politicamente, sempre fui um cara de direita, não tenho nenhuma dificuldade em firmar essas três palavras: direita liberal conservadora.

Continua após a publicidade

  • Câmara dos Deputados
  • Jair Bolsonaro
  • Meio ambiente
  • Ricardo Salles
  • Leia mais
  • CTFC – Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização Moraes autoriza devolução de celular do senador Marcos do Val
  • Anderson Torres Moraes pede manifestação da PGR sobre pedido de soltura de Torres
  • Andrei O duro recado do novo diretor-geral da PF para o bolsonarismo
  • Mais lidas

1Brasil Morre advogado atingido pela própria arma durante exame em São PauloMorre advogado atingido pela própria arma durante exame em São Paulo2Cultura Semblante triste de Ben Affleck vira meme – porém, o assunto é sérioSemblante triste de Ben Affleck vira meme – porém, o assunto é sério3Cultura 3 tramas absurdas que confirmam a falta de rumo de ‘Travessia’3 tramas absurdas que confirmam a falta de rumo de ‘Travessia’4Brasil O conselho que Glória Maria deu a Luiza Brunet após agressãoO conselho que Glória Maria deu a Luiza Brunet após agressão5Economia Atualização no WhatsApp deixam app com mais cara de rede socialAtualização no WhatsApp deixam app com mais cara de rede social

Fonte: veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/nao-vou-presidir-comissao-de-meio-ambiente-nem-nenhuma-outra-diz-salles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *