agosto 15, 2025

Macron responde a Lula sobre plano de paz na Guerra da Ucrânia

0

 

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse neste sábado que está junto com Lula na tentativa de encontrar uma solução pacífica para o conflito armado iniciado em fevereiro do ano passado na Ucrânia. A declaração ocorreu após o chefe de Estado brasileiro dizer que conversou com Joe Biden sobre a “necessidade de criarmos um grupo para trabalhar pela paz e o fim da guerra no mundo”.

O diálogo ocorreu nas redes sociais, e em poucas palavras, é notável um posicionamento diferente sobre os termos em que esse acordo de paz poderia ocorrer. Lula defende a ideia de que países que não estão na guerra possam mediar o fim do conflito. Já Macron, fez referência a uma visita de Volodymyr Zelensky à França. Em conversa entre os presidentes, o líder ucraniano teria se comprometido a um plano com dez passos que leve ao cessar fogo.

Outro personagem citado na conversa de Macron com Lula é o chanceler alemão Olaf Scholz. Em visita recente ao Brasil, Scholz ouviu que o país não pretende ceder munições para o confronto. A reunião ocorreu uma semana depois que a Alemanha enviou tanques Leopard 2 à Ucrânia. Em 22 de janeiro, inclusive, tanto o governo alemão quanto o francês prometeram mais apoio bélico ao conflito.

A medida foi criticada pelo presidente da Croácia, Zoran Milanović, Ele afirmou que o envio de tanques prolongaria a guerra e acreditar que a Rússia possa ser derrotada em um conflito armado “é loucura”. Integrante da União Européia, a Croácia fez parte da Iugoslávia, um Estado comunista, mas nunca fez parte da União Soviética.

Ao que tudo indica, o confronto prestes a completar um ano está longe de acabar. Lula deve ir à China em março e quer apresentar seu plano de paz ao presidente da China Xi Jinping, que não participaria de forma direta da guerra na visão do governo Lula. Em abril, o chanceler russo Sergey Lavrov deve vir ao Brasil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *