Deputados do Tocantins foram o principal alvo das críticas na manifestação de Palmas contra a PEC da Blindagem
Palmas foi uma das capitais brasileiras que realizaram manifestação nesse domingo, 21, contra a PEC da Blindagem e contra a anistia dos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pela trama golpista. O ato ocorreu na Feira do Bosque no início da noite, quando centenas de pessoas ligadas a partidos de esquerda e a movimentos sociais, ou por dever cívico, apenas, fizeram uma caminhada pela praça e depois se concentraram para os discursos num trio elétrico.

BANCADA FOI O ALVO
O principal alvo dos manifestantes da Capital foram os oito deputados federais do Tocantins — Alexandre Guimarães (MDB), Eli Borges (PL), Filipe Martins (PL), Tiago Dimas (Podemos), Vicentinho Júnior (Progressistas), Antônio Andrade (Republicanos), Ricardo Ayres (Republicanos) e Carlos Gaguim (UB). Todos votaram a favor da PEC da Blindagem e da urgência para o projeto que prevê anistia para os golpistas. O nome dos parlamentares foi falado um a um e o público vaiava.
SEM OS ERROS DO PASSADO
O presidente estadual do PT, Nile William, defendeu em seu discurso que o momento é importante para o País “não cometer os mesmos erros do passado”. “A história da nossa democracia é recheada de golpes e anistias. E eles [golpistas condenados pelo STF] foram para as ruas tentar assassinar o presidente Lula, tentar assassinar ministro do Supremo [Tribunal Federal] e agora querem o perdão. Mas nunca vamos esquecer os 700 mil que morreram na pandemia. E é por essa memória que eles [golpistas] vão pagar pelos crimes que cometeram”, afirmou.
RESGATE DA CAMISA DA SELEÇÃO
Nile disse ainda que o dia [domingo] “é de sorrir” porque “a gente está de volta às ruas com alegria, com segurança”. “Porque a fé que nos une é a fé que nos move”, ressaltou. Vestido com a camisa da seleção, o presidente do PT comemorou esse resgate — já que a vestimenta se tornou um marco do bolsonarismo. “Hoje é um dia muito especial. Muitos aqui, como eu, estavam há alguns anos com vergonha de usar esta camisa, mas o tempo mostrou que quem defende a bandeira verde e amarela é quem sempre carregou a bandeira vermelha na mão e no coração”, discursou.
MANDANDO RECADO
A vereadora Thamires Lima (PT), do coletivo Somos, disse que Palmas a encheu de orgulho pela grande presença na manifestação, defendeu o fim da escala 6×1 e afirmou em relação aos deputados: “O que estamos fazendo é mandando um recado para eles: não à PEC da blindagem! Gente honesta não precisa de blindagem”.
PARTICIPAÇÕES
Alguns políticos participaram da manifestação, entre eles, o ex-deputado Paulo Mourão, pré-candidato a governador do PT.
