Risco de intoxicação: é possível descobrir antes se meu drink tem metanol?
A confirmação de três mortes por intoxicação por metanol em São Paulo ligou um alerta nos consumidores. Não existe, porém, nenhum teste confiável para identificar a presença da substância nas bebidas antes do consumo.

O que você precisa saber
Não tem como identificar o metanol na bebida preventivamente. Geralmente a substância não apresenta diferença de sabor ou cor, explicou Mariana de Moura Pereira, especialista em análises clínicas e pesquisadora do Laboratório de Toxicologia da USP.
Não existe nenhum teste caseiro confiável para se fazer antes do consumo. Só se descobre que o metanol estava presente pelos sintomas e após exames clínicos.
Gosto fica diferente com metanol? Também não. A substância é muito semelhante ao etanol usado em bebidas alcoólicas.
Metanol é encontrado em produtos industriais. Geralmente, está presente em solventes, combustíveis e plásticos. O líquido é incolor, tem um cheiro suave e é inflamável.
O metanol não tem um cheiro desagradável, nem tampouco um sabor ruim. Ele se mistura bem à bebida, ou seja, quando há presença desse contaminante, ele passa despercebido por quem está ingerindo. Isso torna a intoxicação pelo metanol um feito bem traiçoeiro Álvaro Pulchinelli Junior, médico toxicologista e patologista clínico, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML).
Como se precaver?
Evitar consumo de bebidas de procedência duvidosa. Além disso, as bebidas consumidas precisam ser regularizadas. Aconselha-se, também, evitar o consumo.
“As pessoas precisam estar informadas”. A especialista consultada diz que é essencial os órgãos de controle manterem a sociedade informada sobre os casos de intoxicação e sobre apreensões de bebidas irregulares, para que evitar novas vítimas.
