novembro 17, 2025

Moradores reclamam de contas de luz com valores elevados em Palmas

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Em alguns casos, faturas ultrapassam R$ 1,4 mil. Copel diz que não foram constatados erros de leitura de consumo.

Moradores do Residencial Verdes Campos procuraram a Rádio Club de Palmas para relatar problemas relacionados aos altos valores nas contas de energia elétrica. Segundo os relatos, as faturas começaram a ser emitidas apenas em setembro, cerca de três meses após as famílias se mudarem para o local, e chegaram com cobranças consideradas excessivas, em alguns casos, ultrapassando R$ 1,4 mil. A Copel diz que as faturas poderão ser parceladas e que não foram constatados erros de leitura de consumo.

Os moradores entraram nas casas no mês de junho. Uma das proprietárias, Jussara dos Santos, contou que a primeira conta de energia, com vencimento em setembro, foi de R$ 500,00 e em outubro outra fatura, no valor de R$ 400,00, para o consumo de família de cinco pessoas. Ela contou, porém, que há casos de moradores que residem sozinhos, com contas acima de R$ 1,4 mil em um único mês.

Jussara explicou que, ao procurarem a Copel, os moradores foram informados de que não seria feita uma releitura, e que os casos poderiam ser encaminhados ao Procon. Ela também mencionou que o loteamento foi inicialmente classificado como área rural, o que teria contribuído para a emissão das faturas acumuladas. “Nos informaram que, por ser área rural, a leitura seria feita a cada três meses. Mas o residencial é urbanizado. A gente se sente sem resposta, porque a Copel diz uma coisa, o Procon tenta intermediar, e ninguém resolve”, disse a moradora.

Além do valor da energia, os moradores também reclamam das contas de água, que, segundo Jussara, chegam a ultrapassar R$ 800 em alguns casos, com cobranças elevadas de esgoto.

Em nota enviada à Rádio Club, a Copel informou que os moradores do Residencial Madri poderão parcelar as faturas referentes ao mês de setembro, por conta do acúmulo de consumo decorrente da fase de transição da classificação das unidades de rural para urbana. A companhia explicou que, em áreas rurais, a leitura é feita trimestralmente, e, nos meses intermediários, o consumo é faturado pela média. No caso do loteamento, o ajuste dos valores foi realizado na fatura de setembro.

A empresa também afirmou que realizou medições in loco nos novos medidores instalados e não constatou erro de leitura. No entanto, diz que, por se tratar de um loteamento novo, podem ocorrer problemas de instalação interna nas residências. A companhia recomenda que os moradores verifiquem as instalações elétricas, com o auxílio de profissional habilitado; chequem o consumo dos equipamentos; e caso não seja detectado problema nas instalações, entrar em contato com a Copel para solicitar nova vistoria.

A prefeitura municipal também foi procurada pelos moradores para um auxílio diante da situação. De acordo com a chefia de gabinete, foi acordado com a Copel uma releitura das contas do residencial na próxima sexta-feira, dia 17.

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