Um aceno de paz de Bolsonaro para Alexandre de Moraes
A publicação do decreto que recompõe alíquotas do Imposto sobre Produto Industrializado, o IPI, relativo a produtos da Zona Franca de Manaus foi interpretada dentro do Ministério da Economia como uma sinalização de paz ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Editada hoje pelo presidente Jair Bolsonaro, a medida promove o corte em 35% do IPI de mais de 4 mil produtos industrializados do Brasil, mas exime a redução para as produções da Zona Franca.
Como antecipou o Radar Econômico, a solução foi uma resposta às pressões da bancada do Amazonas à redução de 35% do IPI, decretada pelo governo. Parte do decreto foi suspenso por Moraes, que determinou que a redução não vale para produtos das indústrias da Zona Franca de Manaus.
A aliados, o ministro Paulo Guedes, que engendrou o decreto e articulou os ditames do imbróglio, afirmou que “a solução construída em conjunto concilia a reindustrialização do Brasil à proteção da Zona Franca de Manaus”. “Compreendemos a exigência do ministro Moraes como exigência constitucional e tentamos atende-lo”, disse, segundo assessores.
Giro VEJA – quarta, 24 de agosto
Ordem para tirar do ar vídeo da reunião do presidente com embaixadores e desdobramentos de operação da PF são os destaques do dia Um dia depois da operação da Polícia Federal que atingiu empresários bolsonaristas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) intimou empresas como Facebook, Instagram, Google e EBC, para que tirem do ar o vídeo da recente reunião com embaixadores convocada pelo presidente Jair Bolsonaro.
- Alexandre de Moraes
- IPI
- Jair Bolsonaro
- Paulo Guedes
- Leia mais
- A arma eleitoral de Bolsonaro na disputa contra Lula
- Petróleo volta ao valor pré-guerra após seis meses do início do conflito
- Com real valorizado, brasileiro pode viver dias de rico na Copa do Catar?
- Mais lidas
1Brasil A longa luta de Larissa Manoela na Justiça2Política As críticas da esquerda a William Bonner e Renata Vasconcellos3Política Jornal Nacional acaba com o personagem ‘Bolsonaro mito’4Política Pesquisa revela uma vantagem esmagadora para Lula5Economia A visão do mercado sobre postura de Bolsonaro no JN