agosto 16, 2025

Após críticas, Bretas ironiza suas fotos em academia em sessão da Lava Jato

Durante depoimento da Operação Lava Jato realizado hoje na 7ª Vara Federal Criminal do Rio, o juiz Marcelo Bretas –responsável pelas ações em primeira instância no estado– ironizou suas recentes postagens em redes sociais que o mostram praticando exercícios físicos em uma academia. “Isso é assunto proibido por aqui”, disse a uma das interrogadas que citou, durante depoimento, que praticava exercícios físicos.

Na semana passada, uma foto do magistrado praticando exercícios físicos no dia da prisão do ex-presidente Michel Temer (MDB) ganhou repercussão. Internautas compartilharam a postagem e chegaram a criticar Bretas por aquilo que entenderam como “um desprezo à prisão”. Na legenda da imagem em que aparecia de camiseta regata, Bretas escreveu “aquecendo os tamborins”. Diante da repercussão, o juiz apagou a foto.

Veja também

  • Moro elogia Bretas e diz que soltura de Temer "faz parte do jogo"
  • Ao soltar Temer, desembargador elogia Bretas e se diz a favor da Lava Jato
  • Josias de Souza: Malhação preocupa mais Bretas que caso Temer
  • Reinaldo: Os músculos de MC Bretas, o "Proibidão Judicial" da 7ª Vara Federal

21.mar.2019 – Marcelo Bretas apagou foto em academia postada no dia da prisão de Temer com a legenda "aquecendo os tamborins" Imagem: Reprodução/Arquivo Pessoal

Hoje, durante o depoimento de Gladys Falci de Oliveira, apontada como dona de um escritório de direito fantasma supostamente usado para lavagem de dinheiro de um grupo comandado pelo ex-governador Sérgio Cabral (MDB), Bretas quis saber qual era a ingerência dela sobre o empreendimento.

Gladys respondeu que, apesar de ser advogada, nunca exerceu a profissão e que o seu marido, Sérgio de Castro Oliveira, administrava o empreendimento.

Gladys explicou: “Sou professora aposentada. Meus filhos já estavam criados quando entrei para a faculdade de direito. A mensalidade da universidade era mais barata do que a minha academia e, por isso, pensei que poderia ocupar o meu tempo estudando”.

Bretas a interrompeu, dizendo “por favor, assuntos relacionados a academia são proibidos por aqui, pelo menos para mim, nem toque nisso”.

Na sequência, o juiz disse que estava brincando e pediu para que a interrogada prosseguisse. Advogados presentes à sessão e o procurador Stanley da Silva, que integra a força-tarefa da Lava Jato no Rio, riram da brincadeira feita pelo juiz.

Em sua conta no Instagram, Bretas ainda mantém imagens se exercitando e em academias –até mesmo em viagens por outros estados do Brasil. O juiz chega a se exercitar duas vezes por dia.

Três dias antes de determinar a prisão de Temer, ele publicou uma foto na academia onde malha, na zona sul carioca. “Missão cumprida por hoje”, diz a legenda.