agosto 14, 2025

Aras pede providências ao Ministério da Justiça sobre bloqueios no MT

 

Augusto Aras enviou neste sábado um ofício ao ministro da Justiça, Anderson Torres, pedindo providências do governo para desfazer bloqueios de caminhoneiros e grupos bolsonaristas em estradas no Mato Grosso.

O PGR recebeu informações do procurador da República no Mato Grosso de que uma fila de 200 caminhões estaria a caminho de Sorriso para Cuiabá. Os veículos estão a 60 quilômetros por hora e o objetivo é isolar a capital como forma de protesto contra a derrota de Jair Bolsonaro nas urnas.

Ainda segundo o PGR, os atos golpistas se estendem para outras cidades além de Cuiabá. Em Guarantã, ao norte do Estado, manifestantes fecharam uma ponte que dá acesso à BR-163. Segundo relatos que chegaram ao procurador-geral, o clima é de tensão no local e os manifestantes estariam usando da violência para coagir os motoristas.

Aras também relatou ao ministro que o efetivo da PRF na região é insuficiente para lidar com os bloqueios. A polícia teria um efetivo de 54 agentes e apenas quatro viaturas para cobrir sete cidades no Mato Grosso. O baixo efetivo estaria proporcionando que, mesmo depois de os bloqueios desfeitos, os manifestantes voltassem a fechar a rodovia.

No ofício enviado ao ministro, Aras pede “imediata providência” para resolver o impasse na região.