Associação explica incidente durante evento de manobras radicais e luta por reconhecimento

Após um incidente durante evento de manobras radicais realizado em Araguaína, a Associação Araguainense Automobilística de Drift entrou em contato portal AF Notícias para esclarecer sobre a apresentação e falar a respeito dessa modalidade esportiva. Drift é uma técnica de direção de carros que consiste em deslizar o veículo para os lados.

Durante o evento do último sábado (10) no Setor Costa Esmeralda, um carro atingiu a barraca de uma vendedora após apresentar problema mecânico no final da apresentação.

O presidente da Associação Automobilística, Adenauer Maciel, explicou que a falha mecânica ocorreu no retentor do freio, que estourou, e o óleo vazou, mas o veículo já estava em baixa velocidade e ninguém se feriu.

Para garantir a segurança de quem prestigiava o evento, ele explicou que no local havia grades de isolamento instaladas a 80 cm do meio-fio, além de fita por trás de todas as grades a 30 cm de distância. O evento tinha autorização da prefeitura.

O presidente da associação ressaltou que a Polícia Militar estava presente durante o evento e acompanhou a retirada do veículo do local do fato. Destacou que o condutor é habilitado, possui três anos de experiência e já se apresentou inclusive em outros estados.

Após o incidente, Adenauer Maciel afirmou que o condutor do carro se apresentou imediatamente, buscando por possíveis vítimas. Além disso, todos os custos com danos materiais já foram pagos à vendedora.

A associação afirmou, ainda, que toma todos os cuidados possíveis para a apresentação dos carros, tanto em relação aos pilotos quanto ao público, mas algumas pessoas não respeitam os limites impostos.

A apresentação foi solicitada pelo presidente do setor Costa Esmeralda, e os pilotos assinaram termo de responsabilidade sobre as condições e a manutenção dos veículos.

A Associação Araguainense Automobilística de Drift também arrecada alimentos e roupas durante os eventos para ajudar famílias carentes, idosos, crianças e moradores em situação de rua. Já foram arrecadadas mais de 2 toneladas de alimentos e mais de 60 cestas básicas doadas nos últimos meses.

Atualmente, a principal luta da associação é para conseguir um espaço adequado para a prática esportiva.