Bolsonaro contradiz Turismo e diz que demitiu chefe da Embratur por jantar
Em uma nova edição de sua live semanal no Facebook, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou hoje que mandou o ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio demitir ontem a então presidente da Embratur, a ex-deputada Teté Bezerra (MDB-MT). Teté entregou hoje sua carta de demissão ao ministro.
O motivo seria um jantar patrocinado pela Embratur na semana que vem, em que o cantor Alceu Valença cantaria, no valor de R$ 290 mil. De acordo com Bolsonaro, o pagamento sairia do bolso do contribuinte.
Veja também
“Chuva de verão”, diz Bolsonaro após rusgas em público com Rodrigo Maia
Bolsonaro diz não atender mais políticos por falta de tempo até para dormir
“Assunto encerrado”, diz Maia sobre bate-boca com Bolsonaro
O presidente disse que “não dá para se admitir passivamente um gasto desta ordem”, chamou o evento de “um escracho, um deboche para com o brasileiro, que está cansado de pagar impostos” e ordenou que fosse cancelado. Além disso, ordenou a exoneração da presidente do órgão.
Conflito de versões
As declarações de Bolsonaro contradizem a versão de Teté e do próprio Ministério, pelas quais a saída da funcionária teria partido dela.
Na tarde de hoje, Teté entregou sua carta de demissão a Marcelo Álvaro Antônio. Segundo o blog de Tales Faria, ela afirmou que tomou a iniciativa para “dar liberdade ao ministro para concluir sua equipe”.
Ainda de acordo com o blog, ela foi surpreendida pela demissão de dois diretores do órgão ainda não substituídos: soube dos afastamentos de seus subordinados pelo Diário Oficial.
Em nota, o Ministério do Turismo afirmou que o pedido de exoneração foi aceito e que o ministro “agradece os trabalhos prestados e deseja sucesso nas próximas missões”. Ainda segundo a nota, o próximo presidente “será um nome alinhado com a gestão do presidente Jair Bolsonaro, que preza pela austeridade, economicidade e eficiência”.
Teté Bezerra assumiu a presidência da Embratur em maio de 2018, depois de ocupar por mais de dois anos o cargo de secretária nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo.