Câmara do Rio de Janeiro cassa mandato de Gabriel Monteiro | Radar
O vereador Gabriel Monteiro (PL-RJ) teve o seu mandato cassado na noite desta quinta-feira pelo plenário da Câmara dos Vereadores do Rio, que aprovou o relatório do Conselho de Ética que pediu a cassação do político por quebra de decoro parlamentar.
O ex-PM e youtuber é acusado de estupro e abuso sexual de menores e de manipular os vídeos que o alçaram à fama na rede social e que lhe rendem milhares de reais em monetização e anúncios.
Monteiro é acusado de abusar sexualmente de ex-assessores e também de estuprar uma menor de idade. Ele atualmente é réu na Justiça do Rio por importunação e assédio sexual. O placar do plenário foi de 48 a favor da cassação contra 2
O relatório do Conselho de Ética se baseou no testemunho de quatro pessoas e em vasto material em áudios e vídeos que foram vazados por ex-funcionários e que mostram como Monteiro agia atrás das câmeras, assediando pessoas pobres.
Em um dos vídeos, Monteiro aparece beijando o pescoço e apalpando os seios de uma menina em situação de vulnerabilidade. Num outro, ele manipula um homem em situação de rua para forjar um assalto para que ele capturasse o momento no vídeo. Também nas filmagens, ele oferece comida a uma menina pobre e pede em troca que ela diga frases sensacionalistas.
Monteiro trocou em junho passado o PSD, partido pelo qual foi eleito em 2020, pelo PL de Jair Bolsonaro. Até a semana passada ele era a aposta do partido como puxador de votos à Câmara dos Deputados neste ano.
Continua após a publicidade
Giro VEJA – quinta, 18 de agosto
A estratégia de Bolsonaro para o Sete de Setembro e a movimentação de empresários bolsonaristas são os destaques do dia O presidente Jair Bolsonaro vem indicando que não deve discursar durante os atos convocados para o Sete de Setembro. O movimento, antecipado nesta quinta-feira pela jornalista Mônica Bergamo, é parte da trégua com o Judiciário arquitetada pela ala mais moderada da campanha bolsonarista e que foi antecipada pela coluna no início deste mês. É o mesmo plano que levou Bolsonaro a participar na terça-feira da posse do ministro Alexandre de Moraes no TSE.
- Câmara dos Vereadores
- Rio de Janeiro
- Leia mais
- TSE informa tempo dos candidatos à Presidência no horário eleitoral
- Pesquisa Quaest no Rio: Castro mantém liderança e Freixo cai
- Bolsonaro cresce e empata com Lula no terceiro maior colégio eleitoral
- Mais lidas
1Cultura A Globo apostou alto em Larissa Manoela nas novelas – eis no que deu2Brasil O que há de errado na camisa de Lula no primeiro vídeo como candidato3Economia A imediata e surpreendente reação de empresários ao discurso de Moraes4Política Bolsonaro cresce e empata com Lula no terceiro maior colégio eleitoral5Brasil A atriz que anda tirando a paciência de Eduardo Bolsonaro