agosto 14, 2025

Desmatamento da Amazônia é o maior dos últimos 15 anos

A Amazônia vem sofrendo recordes de destruição nos últimos anos. Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento, do Imazon, divulgados nesta semana, mostram que nos últimos 12 meses, de agosto de 2021 a julho de 2022, foram derrubados 10.781 quilômetros quadrados de floresta, a maior área devastada dos últimos 15 anos para o período, sendo 3% superior à registrada no relatório anterior.

Segundo o SAD, em julho de 2022, a maioria (62%) do desmatamento ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse. O restante do desmatamento foi registrado em Assentamentos (25%), Unidades de Conservação (11%) e Terras Indígenas (2%).

“Como vemos, as áreas protegidas conseguem se manter com um índice bem menor de desmatamento, se comparadas a outras áreas, apesar de sofrerem cada vez mais pressão. Isso ressalta a importância de apoiar a proteção e gestão dessas áreas, das comunidades e modos de vida local e negócios associados à floresta em pé”, afirma Neluce Soares, coordenadora do Legado Integrado da Região Amazônica.

  • Amazônia
  • Leia mais
  • O perfil do grupo de indecisos que pode decidir a eleição
  • A ‘pregação’ da campanha de Lula para fidelizar público evangélico
  • O legado da entrada do Brasil na II Guerra Mundial, há 80 anos
  • Mais lidas

1Brasil A longa luta de Larissa Manoela na Justiça2Política Jornal Nacional acaba com o personagem ‘Bolsonaro mito’3Política As críticas da esquerda a William Bonner e Renata Vasconcellos4Política Pesquisa revela uma vantagem esmagadora para Lula5Economia A visão do mercado sobre postura de Bolsonaro no JN