agosto 14, 2025

Dino afasta delegado da PF que já disputou eleições alinhado a Bolsonaro

0

 

O delegado Everaldo Eguchi, da Polícia Federal no Pará, foi suspenso de suas funções pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, depois de responder a um processo interno. A portaria com o afastamento do policial, por 45 dias, foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira, 10, sob a justificativa de que Eguchi cometeu uma transgressão disciplinar (“deixar de cumprir ou de fazer cumprir, na esfera de suas atribuições, as leis e os regulamentos”). Não foi divulgado o que motivou o processo, aberto no ano passado.

Em 2021, Eguchi já havia sido afastado pela cúpula da PF por supostamente vazar informações de operações para favorecer garimpeiros.

Desde a ascensão do bolsonarismo em 2018, o delegado já foi candidato três vezes. Naquele ano, concorreu a deputado federal pelo PSL — partido de Jair Bolsonaro à época –, mas não se elegeu. Em 2020, foi candidato a prefeito de Belém pelo Patriota, com discurso alinhado a Bolsonaro. Chegou ao segundo turno, mas foi derrotado por Edmilson Rodrigues (PSOL). Em 2022, novamente tentou uma vaga na Câmara dos Deputados, dessa vez pelo PL, mas não foi eleito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *