IR 2022: 1,2 milhão estão no último lote de restituição
A Receita Federal abriu nesta sexta-feira, 23, a consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Segundo o Fisco, 1,2 milhão de contribuintes foram contemplados neste lote e recebem o ajuste, com correção referente à taxa básica de juros, a Selic. Ao todo, a Receita pagará 1,9 bilhão de reais. O dinheiro cai na conta no dia 30 de setembro.
Essa liberação também contempla lotes residuais de anos anteriores, ou seja, de contribuintes que caíram na malha fina mas acertaram as contas com o Leão e tem seu dinheiro liberado.
As consultas podem ser feitas podem ser feitas na página da Receita na internet, onde o contribuinte deve informar seu CPF e data de nascimento para verificar se foi contemplado ou não. Também é possível fazer a consulta pelos apps da Receita (Android ou iOS)
O dinheiro e depositado na conta bancária informada na declaração. Pelas regras do Imposto de Renda, o valor da restituição é atualizado pela taxa Selic acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito.
Assim como nos dois anos anteriores, a Receita liberou em cinco lotes restituição para contribuintes que pagaram mais imposto que o necessário no ano de exercício. Caso não tenha sido contemplado em nenhum dos lotes anteriores, o contribuinte deve verificar a sua situação no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) e enviar uma declaração retificadora. Após novo processamento, o dinheiro é liberado em lotes residuais.