agosto 13, 2025

PF investiga morte de três ianomâmis por garimpeiros em Roraima

0

A Polícia Federal (PF) informou na tarde desta segunda-feira (6) que enviou agentes à Terra Indígena Yanomami, em Roraima, para investigar o assassinato de três jovens indígenas cometido por garimpeiros que atuam ilegalmente na área. A chegada da equipe da PF foi registrada pela equipe da TV Brasil, no polo base de Surucucu.

O crime teria ocorrido no domingo (5) e a informação foi divulgada Júnior Hekurari, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’Kuana (Codisi), uma das principais lideranças da região de Surucucu, no extremo oeste do estado e próxima à fronteira com a Venezuela.

Segundo o relato, eles foram atingidos por disparos de arma de fogo. Um deles foi morto na região do Homoxi e os outros dois na região de Parima. As duas áreas têm forte presença de garimpeiros.

A reportagem também recebeu vídeo com imagens de um acampamento de garimpeiros, em local não identificado da Terra Indígena Yanomami. Na gravação, uma pessoa não identificada fala sobre a presença de muitos garimpeiros na região e informa a morte de um deles, possivelmente em confronto com indígenas. Até o momento, no entanto, não há confirmação sobre esse incidente.

Ainda na tarde desta segunda, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, concede entrevista coletiva em Boa Vista para atualizar informações sobre a crise humanitária do povo ianomâmi. Ela passou a noite passada no polo base de Surucucu para ver de perto a situação. A ministra também fez um sobrevoo por diversos pontos de garimpo no território demarcado.

Continua após a publicidade

Afetados pela presença do garimpo ilegal em suas terras há anos, os indígenas ianomâmi têm sofrido com casos de desnutrição, doenças como malária e pneumonia, além de violência, incluindo episódios de agressões e assassinatos. A situação se agravou nos últimos quatro anos.

Também nesse domingo, foi registrada a morte de mais uma criança indígena, vítima de desnutrição grave e desidratação. Equipes médicas chegaram a pedir a remoção da criança para Boa Visa, mas o mau tempo na região impediu a decolagem da aeronave.

Desintrusão

Mais cedo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que o governo iniciará nesta semana a transição da fase de assistência humanitária e fechamento do espaço aéreo na Terra Indígena Yanomami em Roraima, para a fase policial, de caráter coercitivo contra garimpeiros e financiadores da atividade mineral.

Segundo Dino, a expectativa é de que, até o fim desta semana, 80% das 15 mil pessoas envolvidas com garimpo ilegal na região já tenham deixado o local.

Com Agência Brasil

Continua após a publicidade

Giro VEJA – segunda, 6 de fevereiro

O discurso do presidente na cerimônia do banco estatal e os novos desdobramentos do caso sobre a ação golpista revelada por Marcos do Val (Podemos-ES) são os destaques do diaYouTube Video O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou presença na cerimônia de posse de Aloizio Mercadante no BNDES, com mais uma leva de críticas à política de juros do Banco Central. Lula também rebateu críticas à atuação do banco durante governos petistas e voltou a comentar os atos golpistas de 8 de janeiro

  • Índios
  • Roraima
  • violência
  • Leia mais
  • Ronnie Lessa e Elcio de Queiroz Justiça do Rio mantém prisão de acusados da morte de Marielle
  • leandro mathias Morre advogado atingido pela própria arma durante exame em São Paulo
  • Captura de Tela 2022 09 17 às 19.05.24 (1) Lula e Castro se encontram no Rio
  • Mais lidas

1Brasil O relato emocionado de ator sobre namoro com Glória MariaO relato emocionado de ator sobre namoro com Glória Maria2Brasil Quem era o grande desafeto de Glória Maria na GloboQuem era o grande desafeto de Glória Maria na Globo3Brasil A ousadia de Paolla Oliveira em ensaio com a bateria da Grande RioA ousadia de Paolla Oliveira em ensaio com a bateria da Grande Rio4Brasil Os amores secretos de Glória MariaOs amores secretos de Glória Maria5Política Senador diz que contou a Braga Netto o plano golpista de BolsonaroSenador diz que contou a Braga Netto o plano golpista de Bolsonaro

Fonte: veja.abril.com.br/brasil/pf-investiga-morte-de-tres-ianomamis-por-garimpeiros-em-roraima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *